Como adquirir hábitos

01/05/2018

A forma pela qual todos tentamos adquirir novos hábitos e nem sempre conseguimos é que usamos os motivadores de modo equivocado. Normalmente nós atrelamos novos hábitos a motivadores externos, ou seja tentamos adquirir novos hábitos através do modelo da recompensa pelo resultado, porém tal sistema não é autossustentável ao longo prazo, de modo que tão logo deixe de haver resultado não haverá recompensa e portanto haverá imediatamente a frustração e a desistência. 

Para aqueles mais familiarizados com a análise do comportamento, essa teoria estaria muito relacionada a teoria do comportamento operante que se utiliza de técnicas de reforço positivo (recompensa) para aumentar a probabilidade do resposta ser reincidente.

Contudo pesquisas recentes tem demonstrado que na verdade a melhor forma de adquirir novos hábitos está na verdade relacionada a teoria clássica, através de motivadores internos, que por sua vez decorrem do simples pareamento de situações prazerosas. 

Logo parear o novo hábito desejável com algo prazeroso, tornará o novo hábito prazeroso, por exemplo ir a academia ouvindo suas músicas preferidas, se isso lhe faz bem, ou ir a academia com amigos se a companhia deles é agradável.

Portanto o primeiro passo para a criação de um hábito seria relacionar as coisas que voce mais gosta de fazer, e então linka-las ao novo hábito que deseja conquistar.

 Talvez até seja possível fundir as duas técnicas tanto do pareamento quanto do reforçamento positivo, mas ainda não localizei estudos sobre isso.   (retirado do curso Neuroplasticidade - Udemy)