Como o cérebro lê - Prof Stanislas Dehaene gravado no WISE 2012 - World Innovation Summit for Education

04/07/2020

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"Por que você sabe ler, você pode conversar com os mortos, você pode ouvir os mortos com seus olhos."
"A arte de comunicar pensamentos para a mente através dos olhos - a maior invenção do mundo Abraham Lincoln"
O lado esquerdo do cérebro é o responsável por linguagem e leitura.
A leitura se inicia como qualquer outra estimulação visual pelo lobo occipital  e de lá os sinais vão para uma área do cérebro responsável pelo reconhecimento das letras em palavras e de lá a informação se divide para duas outras áreas uma sobre a pronúncia é outra sobre o significado, logo ler consiste primeiro em reconhecer as letras , e como ela combina em palavras e dois conectando elas a esses dois dois sistemas de pronúncia e significado. 

Toda essa estrutura cerebral já existe em bebês nos primeiros meses de sua vida. Ler não é algo novo, mas sim uma interface entre visão e linguagem. E antes de ler a criança já detém a habilidade de ver e de reconhecer a linguagem, restando apenas uma modo de juntar essas duas informações .

O que muda no cérebro após a alfabetização?

Próximo ao lobo occipital existe uma estrutura cerebral que reconhece as letras e suas formas, e apenas é ativada se a letra é identificada pelo sujeito, logo se não sabe chinês e tentar ler chinês essa área não se ativará. Ainda em decorrência da leitura ocorre uma evolução e especialização do córtex visual. Logo pode se concluir que a anatomia do cérebro se altera em razão da alfabetização.
Ainda descobriram que a região desenvolvida após a alfabetização, é utilizada para reconhecimento de faces e objetos e após a alfabetização essa região passa a ser deslocada para o hemisfério direito do cérebro.
Ainda descobriram que o espelhamento de letras na primeira fase da escrita se dá em razão das habilidades desenvolvidas nessa região cerebral que antes armazenava face de pessoas e objetos, cuja lateralidade não afeta sua identificação, ou seja a pessoa identificada pela face da pessoa é a mesma, seja a face virada para esquerda ou para direita.
Outro entendimento decorrente das pesquisas é descobrir se devemos ensinar a criança toda a palavra de uma vez ou cada sílaba  por vez?
O cérebro processa cada letra separadamente e não o bloco de letras que compõe cada palavra
Conclusão ler exige a especialização do sistema visual para as formas das letras e conecta-las com sua pronúncia, ensinar letra e som é portanto essencial e o caminho mais rápido para adquirir a habilidade da leitura e compreensão E após esse aprendizado a criança poderá passar a ler para si mesma sem a ajuda de terceiros
Esse conhecimento permitiu a criação de jogos gráficos para crianças que ensina a letra e o som correspondente, apenas 4 horas de treinamento durante 8 semanas foi o suficiente para desenvolver o córtex visual das crianças (cognitive neuroscience leads to new software tools Brem et al, PNAS 2010) Jogo graphogame


No site https://www.graphogame.com/ já existe jogo para crianças a partir de 4 anos que ensina os primeiros passos para a leitura de chines, frances, holandes e ingles.

Pesquisas demonstram ainda que através de simples jogos de tabuleiros é possível dramaticamente aprimorar a compreensão numérica e auxiliar no desenvolvimento aritméticos em crianças na pré escola. Ex The Number race e the number catcher acesse o jogo gratis https://www.thenumbercatcher.com/

Quanto mais uma criança dorme mais ela aprende, Mesmo em casos de transtorno de atenção uma maior quantidade de horas bem dormidas também ajuda.

O. Aprendizado de letra cursiva também ajuda na leitura e na fixação gestual da escrita.
Embora o mecanismo do cérebro seja universal os preditores de melhor aprendizado de leitura está relacionado a quão bem desenvolvido está a parte fônica (compreensão do sistema de som da linguagem) e o tamanho do seu vocabulário falado, quanto mais palavras ele sabe mais rápido ele irá ler.

A simples comunicação verbal entre os pais e a criança ajuda a enriquecer o sistema de linguagem da criança e ajudará na leitura..

Italiano é a língua mais fácil e pode ser aprendida em três meses pois cada letra corresponde a um som,

Clique na imagem ao lado para ver o vídeo original 


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