Curso Distúrbios da Aprendizagem - Bookplay

06/07/2017

Curso EAD Distúrbios da Aprendizagem iniciado em 11/06/2017 - Portal da Educação.

Dificuldade de Aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogênero de transtornos que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio o habilidades matemáticas. Ocorre em razão de disfunção do sistema nervoso central.

Temas do aprendizado:

  • intereção social: diálogo aprendiz-mestre, em igualdade e respeito mediante processos agradáveis e motivantes em que se repetem as tarefas e se possibilita a aprendizagem.
  • Reflexão e resposta pessoal: o aluno aprende de forma ativa, pessoal e afetiva em processos interativos com o contexto físico e social, não apenas com o professor, mas também com os demais alunos.
  • Integração: de diferentes processos no desenvolvimento de uma tarefa: leitura, escrita e cálculo.
  • Transformação e crescimento: a mudança que se produz com a aprendizagem supõe a conquista de novos níveis de conhecimento, gerando a conexão entre consciência, reflexão e prática, tornando positivos os sentimentos sobre escola e aprendizagem.
  • Globalidade ecológica, equilibrio e ajuste: dentro de cada aprendiz atuam diversos sistmas e subsistemas atuando em equilíbrio.

Estando ausente qualquer um dos cinco elementos, estaremos diante de um distúrbio de aprendizagem.

O primeiro passo para a aprendizagem está na criação de imagens gestálticas que permite a compreensão do contexto de uma conversa ou história. Em certo sentido, a criação de imagens mentais supõe a experiência vicária que permite ir criando modelos mentais como "desenhos animados" que vão surgindo da leitura ou da conversação e que permitiriam racioncinar, interpretrar, recordar, tirar conclusões, em uma palavra compreender. Quando um texto ou uma conversação permite a construção desses modelos mentais, é bem compreendido. Quando não somos capazes de "ver", de imaginar totalidades com sentido, não é bem compreendido.

Existem conexões entre imaginação e cognição, ocupando a imaginação papel na interpretação do significado associativo na mediação e na memória, sendo considerada como a representação mental do significado. Logo, a dificuldade ou impossibilidade de criar imagens afetará a compreensão da linguagem oral ou escrita, pode afetar a expressão oral e escrita, a dificuldade em seguir instruções, dificuldade em julgar causas e efeitos ou dificuldades com a linguagem metafórica ou sendo de humor.

Como melhorar a capacidade de criação das imagens:

- quadro a quadro: perguntar e guiar o aluno para "escolha e contraste".

- imaginar a palavra.

- imaginar a frase.

- imaginar frase por frase.

- Frase por frase, com interpretação.

- Imaginar várias frases, imaginar parágrafo por parágrafo. (pag. 12)