Desafios da aprendizagem: Como as neurociências podem ajudar pais e professores Livro por Lino de Macedo e Rodrigo Affonseca Bressan

p. 11 a professora Bacy Fleitlich-Bilyk efetuou estudo e apontou que um oitavo das crianças em idade escolar possuem transtonos diangósticáveis (robert goodman prevalence of child and adolescent psychiatric desorders in southest Brazil 2004 p. 727-734
p. 13 socioemmocilal - apender a conviver em um contexto institucional com regras e limites comportamentais
para piaget inteligente (organização (somos parte de algo) e adaptação (interagirmos com o meio). somo s o que
p. 14 somos e o que nos tornamos nas interações com os outros e o mundo.
O ensino é o que é transmitido de um para o outro.
O desenvolvimento pode limitar nossa aprendizagem como é o caso dos transtornos..
p. 24 determinados traumatismos cranioencefálicos podem levar a mudanças na personalidade (sente, se emocioa, ve o mundo, seus valores e desejos)
p. 25 treinamento das funções executivas em adolescentes para desenvolver habilidades socioemocioais ajudando no autocontrole..