Eu mereço ter dinheiro. Como ser feliz para sempre na vida financeira

01/10/2017

O autor faz um paralelo da vida financeira das mulheres e os contos de fada, explicando que tai contos interferem diretamente na crianção de crenças limitantes (dinheiro não é sinônimo de felicidade) que as impossibilitam de possuírem sua liberdade financeira.

Apresenta onze capítulos (passo a passo) para se libertar:

- despertar - é preciso abrir os olhos levantar e andar para frente (Bela Adormecida representa o perfil da mulher passiva, que passa a vida inteira pensando em fazer coisas, mas não move um músculo para realizar o que deseja. Prefere se ausentar do mundo a ter que lidar com os desafios que a vida lhe propõe.

Tudo é possível de se alcançar, basta querer, com muita força e esticar os braços até não poder mais, para agarrar com unhas e dentes todas as coisas. Viver é mexer-se.

Exercício - escreva um pouco sobre como tem lidado com o seu dinheiro até hoje. Como e onde gostaria de estar no futuro, o que deseja se tornar, quais aprendizados e experiência da vida quer ter para contar?

- merecer - cuidado com o que você deseja - pessoas movidas por impulsos quase sempre erram.

Caixinhos dourados agia por impulso ao invadir a casa dos três ursos por que comeu a tigela menor? por que se sentou na menor cadeira? por que se deitou na menor cama? Ela viveu o momento e não pensou nas consequências de suas escolhas, atendendo a seus desejos imediatos em busca do prazer. Será que você também não se contente com o pouco ou com  o menor, deixando de desejar algo melhor e maior?

Quantos sonhos você já abriu mão?

Se você usar seu dinheiro para obter os desejos imediatos, não conseguirá concluir seus objetivos.

Crie metas (dias, meses e anos) para realizar seus desejos. Ou estabeleça os sonhos a serem realizados de curto prazo (até um ano), médio prazo (até dez anos) e longo prazo (acima de dez anos).

- diferenciar - a diferença entre o sonho e delírio é que o sonho é um objetivo de vida, e o delírio nos abate - quais sonhos você já realizou? Quais ficaram para trás?. Quanto estiver obcecada por adquirir algo, não pense que morrerá se não tiver aquilo, pois só se morre pela falta do que é essencial.

-cortar - reconheça o que é essencial e abra mão do que não for -A pequena sereia abriu mão de sua voz e sua família para ficar com o príncipe, mas deixou de ser ela mesma. Logo é vital saber distinguir o que é vital do que é supérfluo. Quais hábitos de consumo são imprescindíveis e quais são dispensáveis. Eu posso viver sem isso? Reconheça e anote todas as suas despesas durante um mês. Agrupe as despesas por tipos. Diagnosticar e posteriormente cortar as despesas são as principais ações estratégicas que lhe ajudarão;

- modificar - se você não acreditar em você, ninguém irá - Rapunzel superou todas suas dificuldades, soube usar suas longas tranças, seu poder de sedução para vencer os obstáculos. Mude seus hábitos repense seus gastos e comece a poupar.;

-planejar- quais suas habilidades especiais - Cinderela não teve vida fácil, mas tinha uma meta (ir a festa) e com planejamento conseguiu tempo e material para confeccionar o seu vestido, usa suas amizades para conseguir ajuda e propositadamente deixa um dos sapatos para trás. Tinha aptidão da para a costura, criatividade, capacidade para fazer bons amigos, beleza extraordinária e inteligência.  Outras estratégias para uma vida financeira independente além de gastar menos é obter meios para ganhar mais, gerar mais e acumular mais. Como você pode usar melhor seus atributos naturais? Não importa o quanto você ganha, mas sim o que você faz com o que você ganha. Analise suas habilidades e planeja a melhor forma de utiliza-las a seu favor. 

Exercício - Escreva uma lista de todas suas habilidades, reconheça as habilidades que precisam ser melhoradas e veja como melhorá-las. Análise sua lista e descubra como essas qualidades podem te ajudar a gerar mais riqueza, mais retorno financeiro.

- decidir - você influencia as pessoas ou é influenciada? Chapeuzinho vermelho foi influenciada pelo lobo a escolher o caminho mais longo para a casa da vovó e lá foi novamente enganada pelo lobo. Na vida real existem diversas armadilhas disfarçadas de facilidades (empréstimos bancários, parcelamentos sem juros e vendedores astutos), saiba identificar as pessoas que te influenciam a tomar decisões.

- enxergar - você quer ter dinheiro ou aparentar ser uma pessoa com dinheiro - cuidado com as imagens pessoais que quer demonstrar caso estejam acima da sua realidade. As irmãs da bela gastavam muito mais do que possuíam, vindo a falir seu pai obrigando-o posteriormente a trocar a sua vida por uma de suas filhas. O pai de bela não possui planejamento e se deixa levar pelos gastos excessivos, mas Bela não se deixou enganar pelas aparências e se apaixonou pela Fera. Viva sempre um degrau abaixo do padrão de vida que poderia sustentar, pois assim sempre haverá margem de dinheiro para poupar e crescer.

- controlar - ou você controla seu dinheiro ou ele te controla - a chave para obter o que se quer esta na capacidade de estabelecer uma meta e não perder o rumo, não deixe o destino te levar aonde ele quer. O objetivo dessa lições é proporcionar uma reeducação financeira libertadora, e não aprisioná-la em regras impossíveis de sustentar ao longo da vida, logo não precisará abrir mão de todos os seus prazeres, mas sempre tenha em mente seus sonhos e objetivos.;

- guardar - adquira o prazer em guardar dinheiro ao invés de gastá-lo  - se você sair da vida automática, enxergar o que de fato merece, listar seus sonhos, efetuar o diagnóstico das suas despesas, fizer os cortes necessários, priorizar seus sonhos, mudar seus  hábitos, planejar, tomar suas próprias decisões, controlar o seu dinheiro e passar a poupá-lo, será com certeza uma pessoa próspera. Branca de neve também estava perdida na florestas mas agiu conscientemente ao entrar na casa dos anões, diferentemente da Caixinhos dourados.;

- realizar - escolha o destino que você quer ter A Bela Adormecida precisa que você acorde a tempo, Cinderela espera que você não dependa da riqueza do homem para mudar sua vida, Rapunzel tem certeza de que toda a sua força esta dentro de você mesma, Caixinhos Dourados faz figa para que você resista aos impulsos que não vão lhe levar a nada, Chapeuzinho quer ve-la escolhendo e decidindo seus próprios caminhos, Ariel quer que você faça os cortes necessários nos seus gastos, mas jamais abra mão daquilo que define quem você é;