Mindset A nova piscologia do sucesso by Carol S. Dweck

29/07/2017

Capítulo 2 - Por dentro dos mindsets

Os mindset nada mais são do que crenças. São crenças poderas, mas são apenas algo que está em sua mente e voce pode mudar sua mente.

As crianças com mindset fixo querem ter certeza que terão êxito, enquanto que para as crianças de minset de crescimento o sucesso significa desenvolver-se e ficarem mais inteligentes.

No mindset de crescimento, as pessoas não apenas buscam o desafio, mas prosperam com ele. Quanto maior o desafio mais elas se desenvolvem. E em nenhum lugar isso pode ser visto com mais clareza do que no mundo dos esportes.

Mesmo no mindset de crescimento o fracasso pode ser uma experiência penosa, mas ela não nos define. È um problema que tem que ser enfrentado e tratado, e dele se devem extrair ensinamentos.

Pessoas com mindset fixo tendem a possuir níveis de depressão mais elevados, pois ruminavam os problemas e as dificuldades, essencialmente atormentando-se com a idéia de que o fracasso significava que eram incompetentes ou de poucos méritos.

Já quanto mais deprimidiso se sentiam as pessoas com mindset de crescimento, mais agiam para enfrentar suas dificuldades, mais se esforçavam para manter em dia seus trabalhos escolares e mais cuidavam de seus vidas, quanto pior se sentiam, mais determinados se tornavam.

Depois que ensinamos as pessoas o mindset de crescimento, elas mudam completamente a forma com a qual reagem a depressão. Quanto pior se sentem, mais motivadas ficam e melhor enfrentam seus problemas.

Há uma tendência em se evitar o esforço na crença de que se preciso me esforçar então não sou o bom suficiente. No entanto, as pessoas com mindset de crescimento pensam de maneira muito diferente. Para elas, até mesmo os gênios tem que se esforçar para obter resultados.

A idéia de se esforçar e mesmo assim fracassar - ficar sem desculpas - é o pior temor no mindset fixo.

Pense no que voce quer ver e dizer em relação a  seu passado.E, em seguida, escolha seu mindset.

É claro que as pessoas de mindset fixo leram livros que dizem: sucesso significa ser o melhor de você mesmo, e não ser melhor do que os outros, o fracasso é uma circunstância e não uma condenação, o esforço é a chave do sucesso. Mas não podem colocar essas idéias em prática, porque a base de seu mindset - a crença em traços imutáveis  -lhes diz algo completamente diferente: que o sucesso significa ser mais bem-dotado do que os demais, que o fracasso realmenta nos classificae e que o esforço é para aqueles que não conseguem êxito por meio do talento.

Os mindset são uma parte importante de sua personalidade, mas voce pode modificá-los. Simplesmente tomando conhecimento da existência dos dois mindsets, pode-se comçar a raciocinar e reagir de novas manieras.

Todos nós temos um pouco de mindset fixo e um pouco de mindset de crescimento.

O midnset de crescimento permite efetivamente que as pessoas gostem do que fazem, e continuem a gostar mesmo diante de dificuldades.  Muitas pessas de mindset de crescimento nem sequer planejaram chegar ao topo. Chegaram porque gostavam do que faziam. É uma ironia: o topo é o lugar onde os de mindset fixo anseiam esta, mas é ai que muitos dos de mindset de crescimento chegam como consequencia secundária de seu entusiasmo pelo que fazem.

O midnset de crescimento permite que as pessoas deem valor ao que fazem independentemente do resultado.

O mindset fixo gera a sensação de que você realmente conhece a verdade permanente a respeito de sí próprio. E essa idéia pode ser reconfortante. Voce não é obrigado a procurar obter isso ou aquilo, já que não possui o talento necessário.

O mindset de crescimento é a crença de que as aptidões podem ser cultivadas. Mas isso não define a extensão possível da mudança nem quanto tempo a mudança exigirá. Tampouco significa que tudo possa ser modificado, como as preferências e os valores.

O mindset de crescimento também não determina que tudo que é possivel mudar deva ser mudado. Ele é um ponto de partida para a mudança, mas cada um deve decidir por si mesmo em que direção seus esforços de mudanças seriam mais úteis.

Voce não precisa achar que é competente em algo para desejar faze-lo e ter prazer com isso.

Todas as pessoas nascem gostando de aprender, mas o mindset fixo pode matar esse prazer.

Se voce alguma vez foi rotulado por outros, concentre-se nesse fato, analise o que aconteceu mas entenda que ela não define sua inteligência ou sua personalidade. ao inves disso pergunte-se o que eu posso aprender com essa experiência? como posso utilizá-la para me aperfeiçoar?

Pense no esforço como uma força positiva, construtiva e não como algo desagradável.