Neuro-Linguistic Programming for Dummies By Romilla Ready

13/07/2017

Capítulo I - Conhecendo  a Programação Neuro Linguística

Introduzindo a PNL

Em qualquer comunicação entre duas pessoas existe mais de uma perspectiva e algumas pessoas não aceitam o fato que precisam mudar o seu comportamento para conseguir o que desejam.

A PNL é uma das mais sofisticadas metodologias eficaz para ajudar a ter uma comunicação mais eficaz.

A PNL se baseia na idéia que voce vivencia o mundo através de seus sentidos e traduz a informação sentida através de pensamentos conscientes e inconscientes. Os pensamentos ativam o sistema neurológico que por sua vez afetar psicologicamente suas emoções e comportamentos. Ensina também que a comunicação não se baseia apenas no que é dito, mas como é transmitido através da linguagem corporal. Desse modo através da correta programação auxilia na tomada de decisões, solucionar problemas, aprender e obter melhores resultados.

A PNL começou a ser estudada em 1970 na Universidade de Santa Cruz na California por Richard Bandler e John Grinder, que estudaram as pessoas que melhor se comunicavam. Depois passou a ser estudada por pscioperateupas Virginia Satir (responsável pela Terapia Familiar conjunta), Fritz Pertls (o fundador da psicologia gestalt) e Milton H Erickson (responsável pelos avanços na Hipnoteria Clínica).

Os quatro pilares do PNL:

  • Rapport - Como você constroi o seu relacionamento com os outros e com você mesmo é um dos principais presentes que a PNL lhe dará. Uma das principais lições a aprender é como dizer Não para todas as requisições que lhe tomaram tempo e ainda conseguir manter amizades e relacionamentos profissionais.
  • Despertar os sentidos - conhecer como a percepação dos nossos sentidos é poderes e como pode usála em nosso benefício.
  • Começando a Pensar - ajuda a focar no que voce deseja ao inves de reclamar de problemas e situação indesejadas, auxiliando a tomar melhores decisões e escolhas.
  • Comportamento flexivel - descubra como fazer algo diferente quando o que esta fazendo não produz o resultado desejado. Ser flexivel é a chave para praticar a PNL e existem diversas ferramentas que podem auxiliar.

Uma das premissas da PNL é que se voce conseguir encontra alguem que é bom em algo, voce pode se espelhar em como essa pessoa faz isso e aprender com ela.  Voce pode aprender a espelhar qualquer um que voce admire.

A PNL descreve como voce processa a informação que chega até voce. De acordo com a PNL você se movimenta em direação a vida não pela resposta  para o mundo em sua volta, mas respondendo a seu modelo ou mapa do seu mundo.

Assim o mapa não é o território e cada indivíduo possui diferentes mapas de como o mundo opera, por isso as pessoas possuem percepções diferentes de mesmos eventos. A PNL não muda o mundo, apenas ajuda a mudar o modo como voce observa e percebe o mundo, tornando mais eficaz.

Espelhar o excelente - você aprende melhor ao descobrir alguem que já é expert naquilo que voce deseja aprender. Através do espelhamento de outros, voce consegue dividir a descoberta em partes menores e sempre encontrar pessoas já que passaram por aquele desafio, mostrando o caminho.

Entender que a atitude vem primeiro - A PNL traz uma atitude positiva sobre a vida e as suas possibilidades, e ajuda a descobrir como obter o que voce quer com as ferramentas e suporte para mudar qualquer coisa em sua vida que não reflete quem voce quer ser. Muito mais é possível quando voce muda seus pensamentos e atitudes para se preparar para o sucesso. Mudar sua mente e sua atitude realmente mudará sua vida.

Muitas pessoas perdem tempo reclamando e olhando para o lado negativo das coisas, condiciona-se a se concentrar em o que voce quer e obterá resultados positivos.

Ser curioso e confuso é bom - aceite que voce não sabe tudo, busque as respostas. As descobertas somente são encontradas por quem pensa. A confusão é o primeiro passo para o entendimento.

A mudança vem de você - Se voce não estiver pronto par mudanças a PNL não servirá para vocês. Aprenda e ensine, pois ensinar é duas vezes aprender.