Neuro-Linguistic Programming for Dummies capitulo 2

20/07/2017

Ententendo os pressupostos da PNL

  • O Mapa não é o território - cada pesoa experimenta o mundo através de seus sentidos (território), quando voce leva esse fenomeno externo para dentro da mente, voce criará o mapa.  Esse mapa que voce cria sobre o mundo exterior com base nas suas experiências não é uma réplica igual de outras pessoas, de modo que cada pessoa terá seu próprio mapa partindo de seus próprios sentidos, assim um mesmo objeto não é descrito de modo igual por pessoas que tenham diferentes profissões.
  • Inserindo percepções através de seu filtro pessoal - Seus sentidos bombardeiam milhões de diferentes bits de informações por segundo, mas ainda assim sua mente consegue ligar com algumas delas, e como resultado muita informação é filtrada e se perde no caminho. Esse filtro é influenciado por seus valores, crenças, memórias, decisões, experiências e bagagem cultural e social. Assim para fazer uma comunição mais fácil um exercício útil seria tentar entender o mapa da outra pessoa que voce esta se comunicando.
  • as pessoas agem de acordo com seus mapas do mundo.
  • não há fracasso apenas experiência - somente o fracosso ensina.  -se nos preocuparmos apenas com o fracasso estaremos parados no passado é necessário focar nas novas possibilidades e seguir adiante. Pergunte-se: O que eu desejo conseguir? O que eu consegui até agora? Qual o retorno que eu consegui até agora? Quais lições aprendi? Como eu posso usar essas lições de modo positivo? Como eu vou medir o meu sucesso.
  • O sucesso da comunicação não esta no que esta sendo dito, mas sim no que foi compreendido.
  • Se o que voce esta fazendo não esta dando certo faça algo diferente - você gastará menos energia mudando o seu comportamento que lutando para que as outras pessoas concordem com suas idéias. Primeiro descubra o por que não esta dando certo? Depois pense o que voce poderá fazer diferente para obter o resultado desejado?
  • Nós experimentamos o mundo através de nossos cinco sentidos: visual (visão), audição (ouvidos), cinestésico (sentimentos e tato), olfativo (cheiro), gustativo (gosto). Normalmente sob estress usamos um dos sentidos mais que os outros para aprender, transformando esse sentido no principal sistema representativo.
  • Você não pode deixar de se comunicar -sempre que voce falar algo que realmente não acredita a sua linguagem corporal e o seu tom de voz demonstraram que a mensagem não é verdadeira.  Estudos comprovam que apenas 7% do que é dito influencia a sua comunicaçã, 38% é representado pela entonação e 55% pela sua linguagem corporal.
  • As pessoas possuem todos os recursos que precisam para obterem o resultado desejado - porque todos possuimos o que é necessário para adquirir novos recursos internos e externos.
  • Todo comportamento tem duas intenções - A intenção consciente e a intenção inconsciente, as vezes o desejo inconsciente provoca o comportamento, assim é possivel mudar o comportamento indesejado, satisfazendo a intenção real através de um modo positivo.
  • As pessoas são muito mais que seus comportamentos - os maus comportamentos não transformas as pessoas em más. Separe os comportamentos das pessoas. Muitas vezes as pessoas se comportam mal pois não possuem condições ou a habilidade de se comportar de modo diferente. Ajudar as pessoas a desenvolver suas capacidades e qualidades  ou mudar o ambiente externo, pode auxiliar a mudar drasticamente o seu comportamento.
  • As pessoas funcionam em diferentes niveis: identidade, valores e crenças, habilidades e capacidade, comportamento e ambiente. Mudando o reconhecimento pessoal de um fracassado para alguem que efetivamente possa contribuir com algo, pode transformar seu comportamento, aumentar suas habilidades e capacidades, melhorando também o ambiente onde vive.
  • A mente e o corpo estão conectados - neutransmissores são os responsável pela ligação entre corpo e mente.
  • Ter escolhas é melhor do que não te-las - o que você quer para sua vida e como chegar lá.
  • Modelar performances de sucesso leva a excelência - você consegue desenvolver suas crenças e valores para se alinharem a seus ambiente, capacidades e comportamentos para alcançar seus desejos.
  • Testando os pressupostos da PNL - acredite que esses pressupostos sejam verdadeiros, pratique aqueles que considerar mais interessantes e use-os diariamente.