Neuro-Linguistic Programming for Dummies Capitulo 3

16/08/2017

Descobrindo quem esta dirigindo sua vida

Como o medo pode te levar para o lugar errado - Sua mente inconsciente não apenas controla o seu corpo, mas também tem um grande impacto nos resultados que voce obtem na vida.

A chave para unir a sua mente inconsciente junto com o seu desejo consciente é entender as forças que cada parte possui e como elas trabalham.

Distinguindo entre consciente e inconsciente - Para o PNL sua mente consciente é a parte da sua mente que tem consciencia das coisas a sua volta e dentro de voce a cada instante. Cada parte de sua mente se sobressai em coisas diferentes, alguns estudos relacionam o consicente com o lado esquerdo do cérebro e o inconsciente com o lado direito. Assim seria possivel escolher qual o lado mais apropriado para usar para realizar deteriandas tarefas: o lado esquerdo da lógica ou o direito da criatividade e assim apreender a desenhar estaria relacionado ao seu lado esquerdo do cérebro, enquanto que apreender matemática aplicada estaria relacionado ao lado direito. 

Através da meditação é possivel desenvolver os dois hemisférios do cérebro.

O lado consciente do cérebro se sobressai em:

  • trabalhos lineares
  • processar sequencias
  • lógica
  • linguagem verbal
  • matemática
  • análise

O lado inconsiciente é melhor em:

  • trabalhos holísticos
  • intuição
  • criatividade
  • controlar o corpo
  • controlar as emoções
  • armazenar memórias
Entendendo a mente inconsciente - fazer a sua mente inconsciente trabalhar junto com a sua mente consciente pode ajudar a atingir muito mais objetivos e metas na sua vida. 

A sua mente inconsciente não consegue processar o não - "não pense em uma maça" tudo é intepretado de modo positivo. "Não quero ser pobre" , portanto todas suas metass precisam ser estabelecidas de modo positivo.

A sua mente inconsciente precisa de direção - sem direção e foco sua mente inconsciente pode criar comportamentos destrutivos para voce. Para conseguir estabelecer as direções que voce deseja, primeiro é necessário estabelecer a comunicação entre suas mentes através da meditação.

A sua mente inconsicente e as memórias preservadas - todas nossas memória estão registradas e interferem em nosso inconsciente, algumas memorias são reprimidas - principalmente as de emoções negativas e liberadas a qualquer momento

A sua mente inconsciente é uma máquina de aprender - ela precisa de novas experiências e possibilidades, e pode causar problema se ela se sentir desmotivada. Voce pode encontrar meios construtivos de manter a sua mente ocupaada, com leitura, quebras cabeças e hobbies.  Essas atividades aumentam as células cerebrias e neurônios. E para reduzir o stress a meditação é o melhor remédio.

Sua mente inconsciente se comporta como um ser altamente moral  - Sua mente inconsciente te conduz no caminho da moral que ela absorve, forçando seu cosciente a agir de acordo com aquela moral, ainda que a sociedade acho que ela esta errada ex. o terrorista pode matar e destruir pois seu código moral estabelece que esse é um diireito de lutar pela liberdade. Um criminoso pode matar, pois defender sua honra na gang é mais importante do que respeitar a vida alheia.

Contudo se a sua mente decidir que voce precisa ser punido voce passará a ter comportamentos que resultaram na sua punição, ainda que os atos eventualmente cometidos não sejam necessária ruins, mas apenas contrários ao estabelecido em sua mente inconsciente.

De outro lado, sua mente inconsciente pode encorajar comportamento que podem criar resultados positivos na sua vida.

Seguindo informações - Com bilhões de informações chegando a voce através de seus sentidos a cada segundo, voce precisa manter a sanidade. Logo, voce filtra a informação através do Sistema Reticular Ativador - (SRA   ou RAS em ingles)

Esse filtro somente deixa passar informação que atendem pelo menos um dos seguintes critérios:

  • a informação é importante para sua sobrevivencia  (barulhos noturnos) 
  • a informação é nova 
  • a informação possui um carater emotivo (procurar uma pessoa querida em uma multidão) 

.A SRA opera através de estimulos e suas crenças interferem no filtro, seja causando a perda de oportunidades ou subestimando oportunidades .

Assim sendo consciente de suas crenças, que são na verdade assunção de verdades, voce pode se ajudar a não deixar que elas atrapalhem suas metas.

Pense em uma época quando voce realmente queria fazer algo, mas por qualquer razão não conseguiu encontrar uma oportunidade para concluir aquela meta. Talvez as suas crenças podem lhe ter impedido.

Examinando como as memórias são criadas - As memorias são criadas quando a informação do SRA é enviada para a amidala, onde a informação recebe um peso emocional antes de ser direcionada ao hipocampus. O hipocampus avalia a informação nova com a aquela guardada e a apresenta para o cortex para análise e adequação.

Encontrando o disturbio do stress pós-traumatico - PTSD ou DSPT (portugues) ocorre quando a amidala recebe infmração com um alto valor emocional e entra em panico, e não consegue enviar  a informação para o hipocampus. E o evento fica preso na Amidala e o hipocampus não consegue enviar a informação para o cortex para avaliação, assim o cérebro não analisa o evento.

Fobias e PTSD ou DSPT fazem parte do grupo de disturbios de ansiedade.

Cuidando de Fobias - experts possuem diferentes opiniões sobre a origem das fobias. Para alguns psicólogos as fóbias são resultados de traumas ou uma resposta apreendica. A PNL ajuda voce reexperimentar o trauma ou a fobia sem a carga emocional do evento e sem acionar o gatilho que normalmente provoca a fobia ou a resposta. Utilize essa técnica em um local onde voce esteja 100% seguro e com alguem que possa te ajudar a manter a perspectiva. Esse processo garante que voce examine a experiência enquanto voce se dissassocia entre o agora e as emoções e o trauma e a resposta programada. Se veja em um cinema assistindo voce em uma tela grande:

  • identifique quando voce tem a resposta fóbica para um determinado estímulo ou uma memória indesejada que voce deseja reverter.
  • lembre-se que voce estava em um lugar seguro antes e depois que aconteceu o evento
  • imagina-se assistindo voce em uma cinema, em uma tela branco e preta.
  • agora imagine-se flutuando do seu corpo onde vc esta assistindo voce no cinema.
  • agora voce consegue ver a sua projeção, vendo voce assistindo voce ao ver voce na tela.
  • assista ao filme em preto e branco frame a frame até terminar a experiência que voce deseja vivenciar, até o momento em que voce voltar a se sentir seguro novamente.
  • assista o filme até a tela ficar completamente branca. 
  • volte para dentro do seu corpo ao assistir o filme.
  • rebobine o filme novamente a cores em dois a tres segundos até antes de iniciar a experiência  a ser vivenciada.
  • repita o processo alguma vezes até voces se sentir confortável com a experiência.

Aceite que as crenças e valores fazem a diferença - Suas crenças e valores são filtros inconscientes que voce usa para decidir quais informações chegam em seus sentidos e quais informações são ignoradas. Imagine que nove décimos do seu cérebro esta parado, construindo todos os tipos de crenças  e tomando decisões sobre voce e seu ambiente, e voce sequer sabia disso.

O poder das crenças - Suas crenças podem, quando autorizadas, empoderar a sua vida. Podem ajudar na sua saúde, riqueza e felicidade, ou podem te deixar na pobreza, miséria e doença.

Essas crenças são generalizações que voce fez sobre sua vida e as experiências realizadas. Elas formam a base da sua realidade e direcionam o seu comportamento. 

Assim como voce pode ter crenças positivas e empoderadas, voce também ode ter negativas. 

Ser impactados pelas crenças dos outros  infelizmente não são apenas as nossas próprias crenças que podem nos limitar, mas também as crenças de terceiros sobre nós, por exemplo um grupo de alunos inteligentes foi dividido em dois grupos sendo designado um professor para cada, porém para cada professor foi informado que um dos grupos dos alunos era inteligente e o outro grupo não. Após um ano refizeram o teste de inteligência e de fato o  grupo que alunos rotulados como não inteligentes foram pior do que haviam sido anteiormente.

Essas limitações também podem acontecer pelos pais, chefes, familiares,  amigos e até mesmo médicos que desacreditam em tratamentos para determianadas doenças.

Mudando crenças - Algumas das suas crenças podem te empoderar, enquanto outras limitam o seu modo de pensar e te atrasam. As crenças podem e mudam, o melhor exemplo esta na corrida de 4 min de uma milha. Ninguem acreditava que era possível corrrer uma milha em minas de 4 min, até que esse record foi superado, uma, duas, três e várias vezes mais.

Quando voce pensar em uma crença que voce tem, voce pode imaginar uma foto dela, adicoinar um sentimento, um som ou uma experiência que essa crença te traz.Todas essas qualidades da crença (visual, sonora, cinestésica) são denominadas modalidades, que podem ser alteradas, como por exemplo o brilho, o tamanho, a distancia, a altura do som ou o tom.

Portanto uma forma de alterar uma crença é ajustar essas qualidades.

Uma crença ou o conjunto de crenças (sistema de crenças) podem dar suporte a um valor específico.

Valores são o porque voce faz algo.

Crenças direcionam o seu comportamento, que por sua vez te ajudam a preencher o valor que esta no seu subconsciente, deixando de criar conflitos, quando as crenças são alteradas para o lado positivo.


Trabalhando seus valores - Valores são os motores que movem nosso comportamento. Voce age porque voce tem valor. Deppois de agir voce usa esses valores para julgar se o que fez foi bom ou mal.

Quando considerar seus valores, pergunte a si mesmo o que é importante para mim? Sua resposta refletirá seus valores.

Valores afetam a escolha de seus amigos, parceiros, o tipo de produtos que voce compra, os interesses que voce persegue, em como voce usa o seu tempo livre. Sua vida se divide em muita areas: familias, amigos, emprego, hobby, laser e para cada uma deles voce tem uma hiearquia de valores, com os mais importantes no topo. Ex: familia e amigos - companheirimos - amor - felicidade


Diferenciando valores meios e valores fins - Liberdade é um valor fim (um objetivo a ser alcançado), valores meios são os valores que devem ser alcançados para que voce consiga chegar no valor fim. Para ter liberdade é preciso ter dinheiro. Para ter dinheiro é necessário ter emprego.

Seus valores te levam para a obtenção do prazer ou para longe da dor.

  • Para o prazer - amor, liberdade, saúde, felicidade, riqueza
  • Para longe da dor - culpa, tristeza, solidão, angústia, pobreza.

Valores para longe da dor normalmente são negativos, carregados de pensamentos negativos ou traumas emocionais. Esses valores podem ser alterados através da técnica da linha do tempo, pois em regra nossa memória atua de modo linear, assim alterando uma memória na linha do tempo, voce pode alterar suas inflência sobre sua vida.


Criando valores - Os valores são criados em três diferntes momentos:

  • Imprint - até os 7 anos de idade - altamente influenciados por seus pais.

  • Modeling - até os 13 anos de idade - influenciados por amigos.

  • Socialisation - até os 21 anos de idade - influenciados por nososs relacionamentos


Escolhendo seus valores - Se voce reconhecer areas na sua vida que voce pensa que podem ser melhoradas, voce pode examinar os valores que possui e alterá-los positivamente. Escolha uma area que não esta feliz ou que pode ser melhorada, faça uma lista das coisas que são importantes para voce, coloque essas coisas em ordem de importância, se não souber qual a mais importante se pergunte se eu tiver B mas não conseguir ter A estarei bem, se a resposta for não, então A é mais importante que B. Veja se não há algum valor que seja importnte e não esteja na sua lista, onde voce encaixaria esse valor.


Valores conflitantes - quando os seus valores-meios estão alinhados, conquistar seus valores-fins se torna mais fácil. Porém algumas vezes podem confltar ex. Não ser pobre é diferente de querer ser rico, quer ser magro, mas quer gostar de comer. Ser rico e ter um bom relacionamento.


Alterando valores - voce pode alterar a hierarquia de seus valores, mudando as características da imagem que representa esse valor. Ex, suponha que os valores para vida, sejam: saúde, familia, graça, segurança financeira, conquista e liberadade, caso queria alterar a graça com a saúde, pense na figura que te lembra a graça (tamanho, cor, posição, movimento, foco), pense na figura que simboliza a saúde, agora troque as qualidades das duas fotos. Voce pode treinar mudar os sons e sentimentos atrelados a suas crenças também.


Sonhando com o seu futuro - Imagine no que voce gostaria de ter sucesso se a sua fada madrinha aparecesse e te concedesse um desejo? Imagine que voce possua toda a influência, contatos, recursos que voce precisa para atingir sua meta. Agora faça uma lista de coisas que são importante para voce sobre sua meta, todos os motivos pelos quais voce quer isso, e coloque em ordem de importancia. Agora imagime flutuando para o futuro para quando essa meta tenha sido cumprida, preste atenção nas imagens, sons, sentimento e manipule-os. La do futuro, volte para o hoje, e deixe o seu insconsciente reconhecer o que é preciso saber para te ajudar a conquistar essa meta, repita esse exercícios várias vezes.

Mudando crenças - Algumas das suas crenças podem te empoderar, enquanto outras limitam o seu modo de pensar e te atrasam. As crenças podem e mudam, o melhor exemplo esta na corrida de 4 min de uma milha. Ninguem acreditava que era possível corrrer uma milha em minas de 4 min, até que esse record foi superado, uma, duas, três e várias vezes mais.

Quando voce pensar em uma crença que voce tem, voce pode imaginar uma foto dela, adicoinar um sentimento, um som ou uma experiência que essa crença te traz.Todas essas qualidades da crença (visual, sonora, cinestésica) são denominadas modalidades, que podem ser alteradas, como por exemplo o brilho, o tamanho, a distancia, a altura do som ou o tom.

Portanto uma forma de alterar uma crença é ajustar essas qualidades.

Uma crença ou o conjunto de crenças (sistema de crenças) podem dar suporte a um valor específico.

Valores são o porque voce faz algo.

Crenças direcionam o seu comportamento, que por sua vez te ajudam a preencher o valor que esta no seu subconsciente, deixando de criar conflitos, quando as crenças são alteradas para o lado positivo.


Trabalhando seus valores - Valores são os motores que movem nosso comportamento. Voce age porque voce tem valor. Deppois de agir voce usa esses valores para julgar se o que fez foi bom ou mal.

Quando considerar seus valores, pergunte a si mesmo o que é importante para mim? Sua resposta refletirá seus valores.

Valores afetam a escolha de seus amigos, parceiros, o tipo de produtos que voce compra, os interesses que voce persegue, em como voce usa o seu tempo livre. Sua vida se divide em muita areas: familias, amigos, emprego, hobby, laser e para cada uma deles voce tem uma hiearquia de valores, com os mais importantes no top.

Ex: familia e amigos - companheirimos - amor - felicidade


Diferenciando valores meios e valores fins - Liberdade é um valor fim (um objetivo a ser alcançado), valores meios são os valores que devem ser alcançados para que voce consiga chegar no valor fim. Para ter liberdade é preciso ter dinheiro. Para ter dinheiro é necessário ter emprego.


Seus valores te levam para a obtenção do prazer ou para longe da dor.

  • Para o prazer - amor, liberdade, saúde, felicidade, riqueza
  • Para longe da dor - culpa, tristeza, solidão, angústia, pobreza.

Valores para longe da dor normalmente são negativos, carregados de pensamentos negativos ou traumas emocionais. Esses valores podem ser alterados através da técnica da linha do tempo, pois em regra nossa memória atua de modo linear, assim alterando uma memória na linha do tempo, voce pode alterar suas inflência sobre sua vida.


Criando valores - Os valores são criados em três diferntes momentos:

  • Imprint - até os 7 anos de idade - altamente influenciados por seus pais.

  • Modeling - até os 13 anos de idade - influenciados por amigos.

  • Socialisation - até os 21 anos de idade - influenciados por nososs relacionamentos


Escolhendo seus valores - Se voce reconhecer areas na sua vida que voce pensa que podem ser melhoradas, voce pode examinar os valores que possui e alterá-los positivamente. Escolha uma area que não esta feliz ou que pode ser melhorada, faça uma lista das coisas que são importantes para voce, coloque essas coisas em ordem de importância, se não souber qual a mais importante se pergunte se eu tiver B mas não conseguir ter A estarei bem, se a resposta for não, então A é mais importante que B. Veja se não há algum valor que seja importnte e não esteja na sua lista, onde voce encaixaria esse valor.


Valores conflitantes - quando os seus valores-meios estão alinhados, conquistar seus valores-fins se torna mais fácil. Porém algumas vezes podem confltar ex. Não ser pobre é diferente de querer ser rico, quer ser magro, mas quer gostar de comer. Ser rico e ter um bom relacionamento.


Alterando valores - voce pode alterar a hierarquia de seus valores, mudando as características da imagem que representa esse valor. Ex, suponha que os valores para vida, sejam: saúde, familia, graça, segurança financeira, conquista e liberadade, caso queria alterar a graça com a saúde, pense na figura que te lembra a graça (tamanho, cor, posição, movimento, foco), pense na figura que simboliza a saúde, agora troque as qualidades das duas fotos. Voce pode treinar mudar os sons e sentimentos atrelados a suas crenças também.


Sonhando com o seu futuro - Imagine no que voce gostaria de ter sucesso se a sua fada madrinha aparecesse e te concedesse um desejo? Imagine que voce possua toda a influência, contatos, recursos que voce precisa para atingir sua meta. Agora faça uma lista de coisas que são importante para voce sobre sua meta, todos os motivos pelos quais voce quer isso, e coloque em ordem de importancia. Agora imagime flutuando para o futuro para quando essa meta tenha sido cumprida, preste atenção nas imagens, sons, sentimento e manipule-os. La do futuro, volte para o hoje, e deixe o seu insconsciente reconhecer o que é preciso saber para te ajudar a conquistar essa meta, repita esse exercícios várias vezes.