Resumo Cap. 1 e 2
Vygotsky nasceu em 1896 na crise social russa, na adolescência viveu durante a revolução russa (Lenin e Stalin). Teve vida confortável, com acesso a cultura, professores particulares, era judeu. Criou laboratório de psicologia na escola de formação de professores de Gomel e criou o Instituto de Deficiências de Moscou, morreu aos 37 anos e deixou diversos textos escritos.
Buscava uma nova psicologia entre as duas correntes existentes a psicologia como ciência natural e a psicologia como ciência mental.
- A primeira explica processos elementares sensoriais e reflexos considerando o homem basicamente um corpo (psicologia experimental).
- A segunda descrevia as propriedades dos processos psicológicos superiores, considerando o homem como mente (aproxima-se mais da filosofia).
Logo a visão de Vygotsky une esses dois elementos corpo e mente, considerando o homem na sua visão biológica e social, participante de um processo histórico.
As principais ideias são
- as funções psicológicas tem um suporte biológico pois são produtos da atividade cerebral
- o funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior
- a relação do homem e mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
O cérebro não é um sistema de funções fixas e imutáveis, mas sim um sistema aberto de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual.
Vygotsky dedicou-se principalmente ao ao estudo das funções psicológicas superiores que envolvem o controle consciente do comportamento - a ação intencional, se distancia das ações reflexas, reações automatizadas ou simples associação. (ex. tomada de decisão são funções complexas).
Mediação para ele é o processo de intervenção de um elemento intermediário num relação, a relação deixa de ser direta e passa a ser mediada por :
1. instrumentos - que possuem:
a) função
- mudar o objeto
- controlar processos da natureza
b) modo de utilização (ex. Machado); ou
2. signos (instrumentos psicológicos) - orientados para dentro do próprio indivíduo visam o controle das ações psicológicas do próprio sujeito ou de terceiros.
Através de experiências comprovou que o processo de mediação por instrumentos e signos são fundamentais para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores melhorando atenção e memória.
Para Vygotsky o uso contínuo dos instrumentos durante o desenvolvimento acarreta duas mudanças qualitativas
1.o processo de internalização
2. a criação de sistemas simbólicos (representação da realidade e linguagem) que organizam os signos em estruturas complexas e articuladas.
As representações mentais da realidade exterior são na verdade os principais mediadores a serem considerados na relação do homem com o mundo.
Ao longo do desenvolvimento do indivíduo as relações medidas passam a predominar sobre as relações diretas.
As origens das funções psicológicas superiores devem ser buscadas nas relações sociais entre o indivíduo e os outros homens, logo o funcionamento psicológico é social e histórico.