Recursos Pedagógicos - apoio leitura e escrita e matématica Prof. Dra. Shirley Maia

23/08/2018
(palestra realizada em 19.08.2018 no Centro de Pós-Graduação da UNICS unidade Bela Vista)

Recursos pedagógico acessíveis

Os recursos podem ser considerados ajudas, apoio e também meios utilizações para alcançar um determinado objetivo suas ações práticas educacionais ou material didático projetados para propiciar a participação autônoma do aluno com deficiência no seu percurso escolar. (BErsch e Sartoreto 2009)
Tecnologia assistiva- é uma área de conhecimento de característica interdisciplinar que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada a atividade e participação de pessoas com deficiência incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de visão e inclusão social. Cat 2007
É fruto da aplicação de avanços tecnológicos em áreas já estabelecidas,
É uma disciplina de domínio de profissionais de várias áreas do conhecimento que interagem para restaurar a função humana. 

Tecnologia assistiva diz respeito ou estratégias utilizadas para potencializar as habilidades funcionais das pessoas com deficiência 

Estudar síndrome de .Irllem  - Hospital de olhos de Belo Horizonte 

Desenho universal para aprendizagem Wakeeld, ma cast 2011
Baseado na neurociência explica aprendizagem por meio de três grandes redes
⁃ Rede de reconhecimento - garantir o acesso através de múltiplas formas de apresentação proporcionando opções de acesso de percepcao, linguagem e compreensão.
  1. ⁃ Percepcao - é otimizada ao oferecer personalização na apresentação da informação e alternativas a informação auditiva e visual.
  2. ⁃ Linguagem - se torna acessível ao esclarecer vocabulário e simbolos, sintaxe e estrutura, ao promover compreensão em diversas linguagens, ao apoiar decodificação de textos, anotações, matemáticas e símbolos e ao ilustrar por meio de múltiplas mídias 
  3. ⁃ A compreensão é facilitada ao ativar ou providenciar conhecimento de base é maximizar transferência e generalização, evidenciar padrões pontos essenciais ideias principais e relações e orientar o processamento visualizações e manipulação de Informação
⁃ Rede estratégica requer uso de múltiplas formas de ação e expressão. Que propiciam opções para 
  1. ⁃ Ação - física é facilitada ao otimizar acesso a recursos e tecnológicos de apoio e é promovida ao diversificar métodos de reposição e navegação
  2. ⁃ Expressão e comunicação - são facilitadas ao usar múltiplas modas para comunicação e múltiplos recursos para construções e composição e terão fluência ao serem construídos níveis graduais de apoio à Prática e desempenho
  3. ⁃ Funções executivas são melhor avessadas ao orientar o estabelecimento de metas adequadas, facilitar a gerência de informações e recursos, apoiar no desenvolvimento de planejamento e estratégia, potencializar s capacidade de monitorar o progresso
⁃ Rede afetiva requer o uso de múltiplas formas de autodesenvolvimento propiciam opções para 
  1. ⁃ Incentivar o interesse ocorre ao minimizar a insegurança e ansiedade, ocorre ao otimizar escolha individual e autonomia e relevância, valor e autenticidade
  2. ⁃ Suporte ao esforço e persistência ocorre ao elevar relevância das metas e objetivos, o reforço orientado ao domínio por meio do esforço e da Prática, ocorre ao variar exigências e recursos para otimizar desafios e ocorre ao promover colaboração e sentido de comunidade
  3. ⁃ Auto-regulação é alcançada ao desenvolver auto-avaliação e reflexão, facilitar a capacidade individual de suportar e promover expectativa e crenças que otimizem a motivação 

Tecnologia assistiva

Apoio a 
⁃ autonomia
⁃ Independência
⁃ Acessibilidade


CER Centro especializado de reabilitação 

Canais sensoriais - integração sensorial e estilos de aprendizagem
Visão, audição, tato, paladar, olfato, vestibular 
Propceptivo - cinestesicoDesenho universal de aprendizagem 
Redes de reconhecimento (Como apresentar conteúdo)
Canais - auditivo, visual, cinestesico, olfativo, proprioceptivo, tátil, vestibular. Concreto, sequencial. Abstrato e disperso
Mapas - preferências o que faz em casa, mania, medos, e mostra os canais que usa para aprender 
Plano - apoios necessários para ter acesso visual (recursos ópticos), auditivos AASI implante FM adaptações recursos não ópticos (pauta ampliada ampliação da fonte, Lápis ou caneta de ponta porosa, etc.


Redes de estratégias (como realizar atividades usando esses conteúdos)

Canais tipos de memória semântica, automática, processuais, episódica e emocional Map. Preferência (como ele faz o que gosta em casa)
Plano adaptações tecnologia assistidaRedes afetivas. (Como motivar). Envolvimento
Canais personalidade impulsivo, independente, dependente, reflexivo, colaborador , interação 
Map - preferências medos, sonhos, e desejos
Plano - acomodações dupla, grupo, cantos temáticos, circuito auxiliar de classe....