Resiliência - A natreza relacional e social do fenômeno Adriana Venuto in PRÁTICAS COLABORATIVAS E DIALÓGICAS EM DISTINTOS CONTEXTOS E POPULAÇÕES: um diálogo entre teoria e práticas Grandesso Marilene A. Editora CRV 2017

16/08/2019

pág 71 o incentivo ao desenvolvimento resiliente e a preparação das pessoas para resistirem às situações adversas que a vida proporciona, saindo fortalecidas de crises, podem significar  uma das grandes apostas da atualidade.

pág 71 A psicologia tem procurado compreender os processos e condições que possibilitam a "superação", com crescimento pessoal, em situações de crises e adversidades (YUNES, 2003).

pág 72 Resiliência representa a capacidade de um indivíduo construir-se positivamente face às adversidades.

pág 75 YUNES (2006) admite a resiliência como um processo que atua na presença do risco, portanto, não se pode falar em resiliência sem mencionar experiências que apresentam riscos ao desenvolvimento, uma vez que estes fatores estão associados a ela.

pág 79 SIMON (1989, apud SOUZA; CERVENY, 2006, p. 23) considera que "a adaptação é o resultado da interação entre o sujeito e o ambiente, alcançando um grau de equilíbrio que permite a manutenção da vida".

pág 83 SHOOTER (1993) indica que "por meio da linguagem podemos nos movimentar e alcançar novas posições em relação às nossas próprias narrativas de histórias e assim para novas autonarrativas ou biografias" (SHOTTER, 1993 p. 130).


pág 83 A história da mãe, suas relações atuais ou passadas, participam da constituição da criança que está por nascer ou acabou de nascer (CYRULIK, 2004 p. 35)

pág 83 afeto e conforto é que alicerça o comportamaento exploratório da criança, sua curiosidade com relação ao mundo e, com isto, a possibilidade de estabelece contato social gratificante e respostas positivas, às situações que encontra.


páf 86 O espaço dialógico ou contexto conversacional é fundamental para o desenvolvimento de um processo gerador que promova compreensão compartilhada, sentido de pertencimento e, com isto, a instalação da transformação da história narrad.