SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 2014.

28/07/2021

psicologia uso do método cientifico como recurso para tentar resolver os problemas da psicologia.

1879 - wundt laboratório

1887 - American Journal of Psychology

1892- APA

comportamento é determinado por experiêncis precedentes de condicionamento e reforço

estruturalimos (wundt)

funcionalismo

comportamentalismo

gestalt

psicanálise

cognitivistas (consciencia e processos mentais)

século XVII - máquinas

tudo poderia ser explicado por leis físicas, movimentos decorre de forças de atração e repulsão.

método de análise - reducionismo (comprrender as partes masi simples do mecanismo molecular e átomos)

século XVIII e XIX - concepção que os homens são máqquinas e era possível investigar a sua natureza

Descartes - a matemática pode ser aplciada a todas as ciências e produzir a certeza do conhecimento (1596-1650)

Platão procurava entender a relação mente e corpo (um influencia o outro? como se relacionavam?

Descartes acreditava que mente só pensa e o resto é o corpo

Positivismo - fatos observaveis e induscitíveis

empirismo - a mente se desenvolve por meios de acúmulo de experiencias sensoriais.

1690 livros An essay concerning human understandind - john lock

descartes idéias

john lock - não há ideiais inatas - folha em branca conhecimento surge das experiencias - aristóteles

lock - as idéias possuem qualidades primárias e secundárias

primárias - existentes no objeto

secundárias - dependem da percepção de quem observa (cor. dor, odor)

mecanicista - comportamento

mente sofre ação de estímulos externos (james mill)

imprirismo - associativista - todo conhecimento começa com as sensações das quais são desenvolvidas através da associação

wundt a nova psicologia

a psicolgia experimental poderiam ser estudadas em labora´torio - funções mentais simples (sensação, percepção) para wundt processos complexos- aprendizagem e memória são condicionados por hábitos linguisticos e treinamento cultural

wundt - objeto de estudo - consciência (métodos experimentais, impirismo associativismo) com impacto do reducionismo.

As experiencias básicas formam o estado de consci^necia

introspecção x percepção interior - julgamento consciente (atenção concentrada)

elementos - analisar os procesos conscientes, descobrir como se organizam e a quais leis se aplicam

wundt - sentimentos são complementos subjetivos das sensações

sensações > prazer e desprazer

> tensão e relaxamento

> excitação e depressão

p. 22 Einfall, que não significa associação, mas intrusão ou invasão,


p. 57 Pierre Flourens (1794-1867), professor de história natural do Coilêge de France, em Paris, destruiu sistematicamente várias partes do cérebro e da medula espinhal e observou as conseqüências, concluindo que o cérebro controla os processos mentais superiores; partes do mesencéfalo controlam os reflexos visuais e auditivos; o cerebelo controla a coordenação, e o bulbo raquidiano controla as batidas do coração, a respiração e outras funções vitais. consciência significa a percepção pela mente dos seus próprios
processos.

p. 63 Ernst Weber (1795-1878) desenvolveu o conceito de limiar - ponto no qual um efeito psicologico começa a ser sentido (toque de compasso )


O Sistema de Psicologia de Wundt
objeto de estudo da psicologia de Wundt era, em uma palavra, a consciência
A Natureza da Experiência Consciente
Segundo.
Como a psicologia de Wundt é a ciência da experiência consciente, o método psicológico deve envolver a observação dessa experiência. - INTROSPECÇÃO
Os Elementos da Experiência Consciente
- analisar os processos conscientes até chegar aos seus elementos básicos;
- descobrir como esses elementos são sintetizados ou organizados;
-) determinar as leis de conexão que governam a sua organização.
Os sentimentos são os complementos subjetivos das sensações
dimensões independentes do sentimento:
- prazer-desprazer,
-tensão-relaxamento
-excitação-depressão
4 LINHAS DE PENSAMENTO
- GESTALT - ALEMANHA
- PSICANÁLISE - AUSTRIA
- FUNCIONALISMO - EUA
- COMPORTAMENTALISMO
- DARWIN - INGLATERRA TEORIA DA EVOLUÇÃO
- FRANCIS FALTON - PISCOLOGIA DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
HERMANN EBBINGAUS (1850-1909) PESQUISA EXPERIENCIAS COM APRENDIZAGEM E MEMÓRIA
TITCHENER E O ESRTUTURALISMO
VIGOROU NOS ESTADOS UNIDOS E CAIU
QUERIA DETERMINAR A ESTRAUTURA DOS ELEMENTOS QUE COMPÕES A CONSCIÊNCIA
PRMEIRA ESCOLA AMERICANA - ESRTUTURALISMO
INFLUENIOU WATSON (ESCOLA COMPARTAMENTAL DE PENSAMENTO)
TICHENER - EXPERIENCIA CONSCIENTE
As sensações são os elementos básicos da percepção
As imagens são elementos de idéias e
Os estados afetivos (afetos ou sentimentos) são elementos da emoção, estando presentes em experiências como o amor, o ódio ou a tristeza
PARA TITCHENER mente é a soma total de processos mentais,
MÉTODO DA PISCOLOGIA - OBSERVAÇÃO (ATENÇÃO AOS FENOMENOS E O SEU REGISTRO)
FUNCIONALISMO - COMO A MENTE FUNCIONA COMO É USADA NA ADAPTAÇÃO DO ORGANISMO AO AMBIENTE
A Origem das Espésies por meio da Seleção Natural), de Charles Darwin, publicado em 1859, é um dos mais importantes livros da história da civilização ocidental
POR QUE AS ESPECICIES SÃO DIFERENTES.. COMO MEDIR ESSAS DIFERENÇAS
FRNACIS GALTON - CIENCIA DA EUGENIA como aprimorar as qualidades hereditárais da raça humana
Galton começou supondo que a inteligência podia ser medida em termos das capacidades sensoriais da pessoa - ou seja, quanto maior a inteligência, tanto maior o nível de discriminação sensorial. Ele derivou essa suposição da concepção empirista de John Locke, segundo a qual todo o conhecimento é adquirido através dos sentidos
Descartes - animais não tinham semelhança com os seres humanos eram desprovidos de mente
Darwin - provou o contrário. comportamento emocional humano resulta da herança do comportamento que um dia serviu aos animais
p.146
EUA - voltado ao prático, util e funcional
william james (psicologia funcional)
acredita qye oiderua se curar por meio da crença
livro princiíos da psicologia (1890)
muda o objeto da psicologia - o estudo das pessoas vidas em sua adaptação ao ambiente
metodo - instrospecção
teoria das emoções - primeiro ocorrem as alterações fisiológicas e depois a emoção.
John dewey - resposta e estimulo - a respsota altera a percepção que a criança tem do estímulo
James Rowland Angell - unção da consciência é aperfeiçoar as capacidades de adaptação do organismo e que a meta da psicologia é estudar o modo pelo qual a mente ajuda esse ajustamento do organismo ao seu ambiente.
A tarefa do funciona lismo é descobrir como opera um processo mental, o que ele realiza e em que condições ocorre.
O funcionalismo sustenta que não há distinção real entre a mente e o corpo.Harvey A. Carr (1873-1954)
estudo da psicologia como a atividade mental - processos como a memória, a percepção, o
sentimento, a imaginação, o julgamento e a vontade
a função da atividade mental é registrar, fixar, reter, organizar e avaliar experiências e usá-las na determinação da ação
metodo - observação intropesctiva e observação objetiva
DO FUNCIONALISMO AO COMPORTAMENTALISMO - O objeto de estudo da psicologia tem de ser tanto a consciencia quanto o comportamento (posição igual dos humanistas). O estimulo externo e a resposta manifesta podem ser descobertos pela observação objetiva do comportamento ao passo que a o que ocorre no interior do organismo so pode ser conhecido mediante a introspeção.
Alvo da psicologia por que as pessoas se comportam como o fazem, por que sentem e gem de certas manierias.
o pesnamento americano focado na praticidade das coisas, importou-se no lado prático da psicologia, ou seja, a psicologia aplicada a vida real: escolas, fábricas, agencias de publicidade. Entre 1800 a 1900 os Estados Unidos superam a alemanha, inglaterra e frança juntas em psicologgos notáveis, bem como na quantidade de cursos e laboratórios.
um dos primeiros campos para aplicação da psicologia pratica foi a educação dado o aumento signitifcativo de crianças matriculas de 7 para 20 milhõs entre 1870 e 1915
Granville Stanley Hall (1844-1924)
primeiro doutor em psicologia americana
primeiro presidente da APA
objeto de estudo as crianças
teoria da recaptilação - as crianças repetem, em seu desenvolvimento pessoal, a história de vida da raça humana.
livros - adolescencia (1904) e senescencia (1922(
Cattel (1860-1944(
funcionalista de abordagem pratica
testes no estudo dos processos mentais
estudos efeitos das drogas no funcionamento mental
inicio dos estudos estatísticos e avaliações das diferenças
thorndike (aluno de Cattel)
lider da psicologia dos testes mentais
Lightner Witmer (1867-1956)
avaliação de comportamento arnomal
fundador da psicologia clinica
funcionalista
psicologia deve ser usada para ajduar as pessoas a resolver problemas e não estudar o contéudo da mente
avaliação e tratamento de problemas comportamentais e de aprendizagem em crianças em idade escolar (psicologia escolar)
trabalha a psicologia da dor
funda a revista Pscychological Clinic,
funda intenato para crianças retardadas e pertubadas
acreditava que os estimulos tinha interferência direta no desenvolvimento assim a intervenção dieta na vida dos pacientes e da familia alteraria o comportamento da criança
Waiter Dili Scott (1869-1955)
aluno de Wundt
psicologia aplicada a publicidade e negocios
como motivar empregados e consumidores e influenciar pessoas
primeira emrpesa de consultoria psicologica
livro 0 the theory and practice of advertsing (antes de 1905)
a função do sistema nervoso é nos tornas conscientes das visões, sons, sensações, sabores ...o sistema que não resopnde é deficiente.
desenvolveu escalas de avaliação e tstes de grupo
não testava a inteligencia mas a utilização da inteligencia num ambiente real e não testava idndividualmente, testava em grupoHugo Munsterberg (1863-1916)
fundados da psicologia aplicada
aluno de Wundt
psicologia forense, clinica e industrial
passa da psicologia experimental para psicologia aplicada
livro - American Traits - 1902 - analise psicologica da sociedade americana
o caracter inconfiável das testemunhas oculares
livro On the witness stand 1908 ultima edicação 1976
Psychology and Industrial Efficiency 1913
- para aumentar a eficiencia no trabalho é necessario selecionar trabalhadores para funções adequadas a suas capacidades mentia e emocionais.
depois da primeira guerra mundial psicologos e não psicologoos reconheciam que os principsio e métodos do campo podiam ser usados para melhorar o bem-estar humano
em 1920 todos passam a acreditar que os psicologos são capazes de curar.
a grande crise economica ataca os psicologos aplicados que não conseguiram resolver os problemas da crise.
depois da segunda guerra a psicologia volta em alta.
testes psicologicas
Binet teste de funções cognitivas - julgamento, compreensão e racioncínio
qi (razão entre idade mental e idade cronológica)
p. 207 psicologia clinica infantil
As idéias de Sigmund Freud foram, naturalmente, cruciais para o desenvolvimento da psicologia clínica
somente depois da segunda guerra aumentou-se a demanda por psicologos clinicos para cuidar dos veteranos
p. 209 a influencia do funcionalismo no comportamentalismo
Watson 1913 - ciência do comportamentos observáveis, passiveis de descrição objetiva em termos de estimulo e resposa, rejeitando todos os conceitos mentalistas.
influencias do comportamentalismo
- tradição filosófica do objetivismo e mecanicismo
- psicologia animal
- psicologia funcional
(Augste comte 1898-1857 positivista o unico conhecimento valido é o que tem natureza social e é objetivamente observado), logo a introspecção não pode ser observada opondo-se ao mentalismo.
início da psicologia comparada
hans o cavalo inteligente que pensava e respondia, os animais só não receberam edução suficiente.
Margaret floy Washburn - livro - manual de psicologia comparada
Hans so sabia a resposta se a pessoa que lhe perguntasse sabia a resposta.
edward Lee thonidike (1874-1949(
psicologia animal
teoria objetiva e mecanicista da aprendizagem
(objetividade dos funcionalistas)
aprendizagem é a conexaão entre estimulos e respostas
lei do efeito 1998 - todo ato que, numa dada situação produz satisfação fica associado com essa situação, que, quando a situação se repete, o ato tem mais probabilidade de se repetir do que antes. Se produz desconforto, tem menos probabilidade de se repetir.
aluno de William James
teoria do conexionismo modo pelo qual os organismos estabelecem associações entre situações e respostas
abordagem experimental em associação
p. 221
aprender é estabelecer conexçoes
natutreza mecanicista - para estudar o comportamento dever-se-ia decompo-lo ou reduzi-lo aos seus elementos mais simples logo partilha uma visão também estruturalista
Ivan pavlov (1849-1936)
influenciado por Darwin
fisiologista animal
pesquisa - reflexo condicionado
Viadimir M. Bekhterev (1857-1927)
psicologia animal - comportamento observavel
fisiologista, neurologista e psiquiatra
aluno de Wundt
abordagem objetiva dos fenomenos psicologicos e era contra conceitos mentalistas
livro -prisologia objetiva 1907
3 ediç~cao - general principles of human reflexology
os psicologos funcionais tinham abandona a psicologia pura da experiencia consciente de wundt
conheceu Cattell
John B. Watson (1878 -1 958)
Behavior: Au Introduction to Comparative Psychology (O Comportamento: Introdução à Psicologia Comparada) - 1913
Psychology from the Standpoint of a Behaviorist (A Psicologia do Ponto de Vista de um Coinportanientalista), foi publicado em 1919
atuou na propaganda epublicaidade - as pessoas são como máquinas; seu comportamento de consumo pode ser previsto e controlado, tal como o comportamento de outras máquinas.
a finalidade da psicologia seria prever e controlar o comportamento
as reações verbais por serem objetivamente observaveis são tao significativas para o comportamentlaismo quanto qualquer outro tipo de reação motoro (dier é fazer)
watson - as crianças podme ser treinadas para ser o que quisermos
o adulto é apens um produto do condicionamento da infancia
emoção eram respostas corporais a estimulos especificos
watson x freud
para freud os problemas dos adultos estavam ligados a area sexual
para watson os disturbios emocionais estavam ligados a repostas condicionadas e transferidas que se estabeleceram na infancia
Edwin B. Holt (1873-1946)
comportamentalista
discordava da rejeição da consciencia
acreditava na motivação interna
Albert P. Weiss (1879-1931)
comportamentlista
,ais fisiologista que psicologo
biossocial - o comportamento é moldado por forças biologicas e sociaisWilliam McDougall (1871-1938)
oponente de Watson
teoria do comprtamento instintivo
a psicologia não deve ser estudar apenas o compotamento mas a consciencia tambem
toda ação humana resulta de tendências inatas de pensamento e ação
Julian Rotter (1916-
neocomportamentalistas
o núcleo da psicologia é o estudo da aprendizagem;
a associação é o conceito-chave da aprendizagem
por mais complexo, todo comportamento pode ser explicado pelas leis do condicionamento
a psicologia deve adotar o princípio do operacionismo (se não pode ser observado, medido, manipulado, logo não tem utilidade).
Edward Chace Tolman (1 886-1 959)
comportamentlista
livro Purposive Behavior in Animais and Mexi (O Comportamento Intencional em
Animais e Seres Hwnanos), de 1932
observava o comportamento interio (molar) e as ações de respostas total do organismo inteiro (combina conceitos comportamentlistas e gestaltistas)
Todo comportamento se orienta para a realização de algum objetivo, para a aprendizagem dos meios destinados a um fim
a teoria da aprendizagem
o comportamento é passivel de ser modificado por meio de experiencias
teoria cognitiva da aprendizagem, sugerindo que a realização repetida de unia tarefa fortalece a relação aprendida entre indícios do ambiente e expectativas do organismo
cria o conceito de variável intermitente - permitindo avaliar objetivamente estados não observávies omo a fome.
Edwin Ray Guthrie (1886-1959
comportamentlista
livro - the psychology of learning 1935
fortalecimento da respostas aprendidas
a aperndizagem depende da contiguidade entre estimulo e resposta
Clark Leonard HuIl (1884-1952)
comportamentalista
livro - Principles of Behavior (Princípios do Comporta mento), de 1943
A Behavior System (Sistema do Comportamento) em 1952
comportamento - intereação entre o organismo e o ambiene
em estado de necessidade o organismo se comporta de uma maniera voltada para reduzir essa necessidade
a teoria da evolução é coerente com enfase funcionalista na adpatação ao ambiente
métodos
- observação simples
- observação sistemitca controlada
- verificação experimental das hipóteses
o impulso era um estimulo advindo de um estado de necessidade do tecido que desperta ou ativa o comportamento
impulsos primários - associdados a estados de necessidades biológica e envolvidos com a sobrevivencia (fome, sede, ar, sono, sexo, dor)
impulsos secundários ou aprendidos - situações ou estimulos ambientes associados com a redução de impulsos primários (depois de se quemar a visão do fogo pode vir a ser o estímulo para o impulso aprendido do medo)
teoria da redução da necessidade
Burrhus Frederick Skinner (1904-1990)
comportamentlista
livros beyoind freedom and dignity 1971
inifluencia - wtason e pavlov
reflexo é a correlação entre um estimulo e uma resposta
livro - the behacior of organisms 1938
livro - Science and human behavios 1953 - manual básico da psicologia comportamentalista
comportamento respondente - a resposta comportamental é suscitada por um estímulo obsrevavel
comportamnto operante ocorre sem nenhum estitulo externo observavel opera no ambitente (pressiona a barra para obter comida)
lei da aquisição - a força de um comportamento operante aumenta quando ele é seguido pela apresentação de um estímulo de reforço
estudos - o papel da punição na aquisição de respostas
se nem sempre há reforço como o comportamento pode ser afetado pelo reforço intermitente?
comportamento verbal são respostas que podem ser reforçadas
reforço positivo é muito mais eficaz do que a punição na alteração do comportamento
Teorias da Aprendizagenj Social: O Desafio Cognitivo no Âmbito do Comportamentalismo
Albert Bandura (1925-
comportamentalista
teoria cognitiva social - considera a influência em programas de reorço externo de processos de pensamento, crenças, expectativas e instruções
podemos aprender por reforço vicário - pela observação dos comportamentos
o processo cognitivo é um mecanismo mediador
modelagem - observando outras pessoas e estabelecendo padrões do nosso comportamento
a importancia da observação na interação social
auto-eficácia - autoestima - sensação de adequação e eficiência
abordagem cognitiva social do comportamentalismo - mudar ou mofificar comportamenots que a sociedade consider anormais ou indesejávies
(a criança aprender a reduzir o medo de cachorro observando outra criança brincando)
Julian Rotter (1916-
influencia de Freud e Adler
nossas expectativas e experiências subjetivas determinamos efeitos que diferentes experiencia externas têm sobre n´os
dois tipos de pessoas
- o reforço depende de seu próprio comportamento - centro de controle interno - estão no comando da sua vida e se comportam de acordo com isso
- o reforço depende das forças exteriores - controle externo - suas aptidos e respostas pouca diferença fazem em termos de reforço, por isso não buuscam mudar sua situação.
Na alemanha
contra wundt surgia a gestlat
gestlat aceitavam o valor da consciência mas não análisa-la em elementos
o todo é distitno da soma das partes
Franz Brentano (1838-1917)
contrario a wundt queria estudar o processo ou ato da experiencia
fenomenologia se refere a uma descrição imparcial da experiência imediata tal como ela ocorre
o avanço na fisica do magnetismo tambem interferiu na psicologia com a aplicação de campos e sistemas afastando-se do atomicismo
A Fundação da Psicologia da Gestalt
o movimento cirador por dois feixos de luz é mais que os dois feixos de luz
Max Wertheimer (1 880-1943)
fundador da Gestalt
professor de Abraham Maslow
Kurt Kofflia (1886-1941)
a percepção foi o ponto de partida da Gestalt para opor-se ao pensamento de Wundt
livro - O Desenvolvimento da Mente 1921
Princípios de Psicologia da Gestalt, 1935
Wolfgang Kõhler (1887-1967)
livro A Mentalidade dos Macacos em 1917
Gestalts Físicas Estáticas e Estacionárias 1920
Gestalt Psychology 1929
aprendizagem como inrtrovisão (compreensão do todo)
a repetição levava ao desempenho mecanico e não a um pensamento verdadeiramente criativo ou produtivo
estudo da experiencia consciente porém não é possivel investigá-la com objetividade e precisão
A Teoria de Campo: Kurt Lewin (1890-1947)
influencias sociais sobre o comportamento
base gestalt
tensão quebra o equilibrio entre a pessoa e o ambiente surgindo uma motivaçaõ ou necessidade que leva a um movimento ou tentativa de restaurar o equilibrio
psicologia social
psicanálise
não surgiu das universidades.
objeto deestudo - comportamento anormal
método - observação clinica
voltada ao inconsciente
influencias da psicalise
Gustav Fechner - deenvolveu a ideia do iceberg e da consciencia
derivando conceitos - o princípio do prazer, energia psquica, conceito topográfico da emnte, instinto destrutivo
estudo e compreensão dos disturbios mentais
pensamento em psquiatria no seculo XIC
- somatica - A escola somática afirmava que o comportamento anormal tem causas físicas, como lesões cerebrais, subestimulação dos nervos ou nervos demasiado contraído;
- psiquica - explicações mentais ou psicológicas
logo a psicanlise surge par opor-se a orientação somática - fatores emocionais tinham mais importancia que lesões cerebrais
Charcot e net mudou as crenças da psiquiatria da escola somática para escola mental ou psíquica, e inicio da cura dos disturibios emocionais tratando a mente e não o corpo.
freud foi influenciado por Darwin
processos e onflitos mentais inconscientes
significação dos sonhos
importancia da excitação sexual
desenvolvimento infantil
continuidade do comportamnto emocional da infancia a idade adulta (George John romanes - Darwin)
autopreservação e gratificação sexual e a motivação humana básica
conflito interior e luta pela existencia
doutrina hedonista - busca do prazer e fuga da dor
psicanlise
objetivo - trazer a percepção consciente lembranças ou pensamentos reprimidos
livro - estudos sobre histeria 1896
livro - a interprtraçãodos sonhos 1900
livro - psicopatologia da vida cotidiana 1901
(lapsps linguisticos ou atos de esquecimentos casuais)
livro tres ensaios sober a teroria da sexualdiade 1905
principio fundamental da repressão - processo de ejtar ou exluir ideiais, lembranças ou desejos inacietáveis da percepção consciente
o terapeita deve ajudar s pacie